COACHING E RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS

Desafios da tecnologia

O desafio dos relacionamentos interpessoais continua a provocar educadores, pais e estudiosos em plena era tecnológica. Muito nos conectamos ao mundo através da tela do celular ou computador.

As interações presenciais estão cada vez mais raras e incompreensíveis, o que tem gerado inúmeras falhas de interpretação do outro, falta de compreensão e empatia. As pessoas mal se escutam quando estão em um encontro pessoal.
Assim como em todas as “épocas”, a nossa entrada na alta tecnologia traz as suas vantagens e desvantagens. O equilíbrio é difícil, porém necessário. As relações interpessoais nunca estiveram tão ameaçadas pela simples falta de entendimento que se tem do OUTRO.

Técnicas que funcionam

Entre as técnicas para gerar interação entre as pessoas, o COACHING E RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS se destaca pela diversidade de habilidades às quais expõe os interlocutores.
Neste vídeo falamos e damos dicas sobre o rapport e os julgamentos. Rapport é um termo da PNL que significa “entrar no mundo do outro”, não tendo tradução oficial. É criar uma ponte que facilita a comunicação e a confiança. E quem não julga? O problema é julgar baseado em nada. Existem dados, fatos e evidências que devem ser levados em consideração em toda a negociação, em toda a comunicação.
Por exemplo, fizemos uma “live” (vídeo ao vivo) muito assistida nas mídias sociais (você pode assistir aqui), que foi extremamente útil para o dia-a-dia. Colocar em prática técnicas simples e que funcionam é primordial para mantermos as nossas relações no modo sustentável e criarmos novas.
Uma das técnicas que teve mais aceitação foi o ESPELHAMENTO POR PALAVRAS, que consiste, basicamente em repetir com calma o que o outro disse, sem necessariamente concordar ou discordar. Conversamos também sobre alguns exemplos de comportamentos produtivos nas relações com amigos, família e colegas de trabalho. Foi uma conversa descontraída, com a linguagem muito inteligível e acessível.

 

No Replies on COACHING E RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>